24 de agosto de 2009

 

Sexta-feira (28) governo da Bahia comemora 30 anos da Anistia Política

O Grupo Tortura Nunca Mais, o Movimento Feminino pela Anistia, o Comitê Brasileiro de Anistia (Núcleo da Bahia), o padre Renzo Rossi, mulheres que participaram de movimentos pró-anistia e advogados de presos políticos serão homenageados, nesta sexta-feira (28), pelo governo do Estado da Bahia, em comemoração aos 30 anos da Lei de Anistia.

Na ocasião, ocorrerá também a exposição fotográfica “Direito à Memória e à Verdade: A ditadura no Brasil 1964 – 1985” e uma visita à Galeria F do módulo IV da Penitenciária Lemos Brito - no Complexo Penitenciário da Mata Escura -, local onde ficaram os presos políticos. Aliás, a bela revista “Muito”, do jornal A Tarde, antecipou a homenagem publicando matéria e fotografando, na Galeria F, da Penitenciária Lemos de Brito, quatro ex-presos políticos: Carlos Sarno, Emiliano José, José Carlos Zanetti e Paulo Pontes. Atualmente, todos integrando ou apoiando o Governo Wagner.

A abertura do evento será realizada, pelo governador Jaques Wagner, às 9h, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo - Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/n – local onde funcionava a Casa de Detenção que custodiou alguns presos políticos. O secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, fará apresentação do Projeto Memórias Reveladas das Lutas Políticas na Bahia (1964-1985), que dispõe sobre o acesso às informações do período, através de uma Comissão Especial.

Depoimentos de Ana Guedes, representando o Grupo Tortura Nunca Mais e do deputado federal Emiliano José (PT-BA), representando os ex-presos políticos, serão dados durante o evento, que também contará com a exibição do documentário “Memórias Reveladas: 30 anos de Anistia na Bahia”, também produzido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

A Lei de Anistia foi promulgada no dia 28 de agosto de 1979 para restaurar os direitos dos brasileiros exilados, banidos, cassados, perseguidos, torturados e reparar danos sofridos por familiares dos mortos em razão da luta política.

A Comissão Especial Memórias Reveladas foi criada pelo governo do Estado da Bahia, através da lei nº 11.520, com o objetivo de elaborar o Projeto Estadual Memórias Reveladas das Lutas Políticas na Bahia (1964-1985). Cabe à Comissão, promover o levantamento de dados e informações, como fotografias, impressos e depoimentos, necessários à elaboração do Projeto Estadual Memórias Reveladas das Lutas Políticas na Bahia (1964-1985), que se encontrem sob a guarda de órgãos e entidades do Estado, de entidades privadas e pessoas físicas no Estado da Bahia e integrar essas informações à Rede Nacional de Cooperação e Informação Arquivística.

Comments:
Oldack,
grata pela informação. Estaremos todos presentes. Abraço.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?