18 de julho de 2008

 

Campanha de Jô Moraes explode em Belo Horizonte

Jô Moraes, do PCdoB, disparou sua campanha a prefeita de Belo Horizonte. O candidato a vice é Cláudio Sampaio, do PRB, partido do vice-presidente da República, José Alencar. Jô Moraes conta com a força da militância e com o equívoco político da aliança PT/PSDB patrocinada pelo prefeito Fernando Pimentel (PT) e Aécio Neves (PSDB). Os dois ficaram obcecados pela carreira pessoal. Um que ser governador, o outro presidente. A aliança espúria PT/PSDB vetada pela direção nacional do PT, mas de fato levada à prática, provocou um racha no PT.

"Sou PT, voto Jô" é o slogan dos militantes petistas que aderiram à campanha de Jô Moraes. Entre eles estão os deputados estaduais Rogério Correia (PT) e Jesus Lima (PT), e muitas lideranças políticas vinculadas ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias e ao ministro Luiz Dulci, secretário Geral da Presidência da República. O grupo petista que ficou com a orientação da Direção Nacional do PT inclui lideranças do movimento social, da CUT, do movimento Fé e Política da Igreja Católica, dos sindicatos dos professores e eletricitários e do MST. E muito menino da Juventude do PT.

O equívoco do prefeito Fernando Pimentel (PT) isolou Patrus Ananias e Luiz Dulci. Duas fortes lideranças mineiras. Patrus Ananias, além de ter no currículo uma gestão municipal altamente bem avaliada, reserva moral na política mineira, comanda o programa Bolsa Família no Brasil.

Em poucos dias o Comitê Central da campanha de Jô Moraes, situado na praça Comendador Negrão de Lima, no tradicional bairro Floresta, recebeu a visita de 100 mil pessoas. Em poucas horas, 1.142 eleitores se cadastraram como voluntários. A campanha está bem organizada. Já tem bottons, adesivos, jornal de campanha, panfletos e jingle já tocado em carros de som: "Eu tô que tô, eu tô que tô com Jô".

No PT mineiro o racha se manifesta de duas maneiras. Tem uma ala barulhenta, que participa ativamente da campanha de Jô. E tem uma ala silenciosa, que não entra na campanha mas vota na Jô.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?