22 de dezembro de 2007

 

Governo vai explicar transposição na mídia

A greve do bispo não deu em nada. Praticamente nada. Uma consequência é que o Governo Federal decidiu fazer campanha na mídia sobre sobre o projeto de integração das bacias do nordeste setentrional. O povo brasileiro está recebendo mais contra-informação pela mídia que esclarecimento propriamente.

A população vai ficar sabendo quais são os benefícios do projeto para os 12 milhões de pessoas na região Nordeste. Apesar do bispo de Barra, dom Cappio, não gostar de conversar com o governo, o diálogo com a CNBB vai continuar.

Dos oito pontos apresentados por dom Cappio em documento, há seis que o governo pode atender, como a elaboração de um Plano Sócio-ambiental para o Desenvolvimento do Semi-árido. Também a aceleração de 530 obras defendidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) pode ser feita. Elas reduzem a escassez de água no interior nordestino.

De fato, o governo Lula precisa divulgar mais o que está fazendo no rio São Francisco. Há milhões em obras de revitalização.

Duas exigências do bispo que queria morrer não serão atendidas: a paralisação das obras de transposição e a redução de 28 para 9 metros cúbicos por segundo do volume de água desviado para o oeste de Pernambuco e Paraíba. Essa última exigência é contraditória. Ao propor a redução do volume de água, implicitamente o bispo admite as obras de transposição.

Ou seja, ele admite retirar água do rio São Francisco, mas não na quantidade que o nordeste precisa.

A transposição das águas do rio São Francisco precisa de um PAC. Quanto mais rápido o projeto avançar mais chances na vida terão os pobres de Pernambuco e Paraíba. É uma questão humanitária.

Comments:
Ave Oldack que estás na Terra, mas um dia chegará, com certeza, ao céu, pelo trabalho de esclarecimento e conscientização. Deus te proteja, São Francisco lhe guarde, e saravá!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?