30 de julho de 2012

 

De onde vem o dinheiro das campanhas eleitorais?

Essa pergunta continua incomodando. Os partidos políticos se acusam mutuamente. Uns, publicam as empresas que contribuem financeiramente para os outros. A doação de um partido político aliado para outro é legal. Em 2004 estava regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Há um erro primário do Ministério Público no processo do suposto mensalão. O dinheiro é tratado pelo MP como irregular, ilícito, embora o texto da denúncia faça referência explícita como de “origem ainda não identificada”, conforme consta na folha 10.

Ora, dinheiro sem identificação não pode ser considerado ilegal sem que haja a prova. E, segundo o PT, ele foi fruto de recursos próprios e de empréstimos bancários. Há regras legais para doações oficiais.

De onde vem o dinheiro, inclusive o não declarado? Esse é o núcleo da questão formado a partir do furacão midiático que atingiu o PT em 2005, batizado pelo Partido da Imprensa Golpista como “mensalão”. Maurício Dias, da revista CartaCapital (01/08) chama atenção para esse detalhe.

Está chegando a hora da verdade. O STF vai julgar com independência, dentro dos autos, ou vai se deixar levar pela pressão da mídia golpista?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?