18 de agosto de 2009

 

Revista Teoria e Debate fala em “jornalistas e sociedade sob ataque do STF”

A edição nº 83 da revista Teoria e Debate analisa o cenário eleitoral de 2010, sem a presença de Lula como candidato. O cientista político André Singer avalia o "capital político" angariado pelo presidente neste segundo mandato e como esse fator de aprovação popular pode ser transferido para uma possível candidatura da ministra Dilma Rousseff. O estrondoso sucesso popular em que se converteu o segundo mandato de Lula, fator-chave que indicaria, hoje, a possibilidade de a faixa presidencial passar à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O texto “Jornalistas e sociedade sob ataque do STF” é da autoria do deputado federal e jornalista Emiliano José, da Bahia. Ele aborda as duas vitórias concedidas pelo STF às grandes corporações de comunicação do Brasil: o fim da Lei de Imprensa e a extinção da obrigatoriedade do diploma de jornalismo.

Paul Singer pautou e escreveu sobre as dificuldades de implantação de projetos por organizações não governamentais em parceria com o governo federal.

O jornalista Luiz Nassif se mostra otimista com as transformações que a Internet pode trazer para a política brasileira e para a comunicação em geral, na entrevista concedida a Rose Spina e ao jornalista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda.

Os efeitos da crise financeira mundial no Brasil e as ações governamentais de controle são os temas abordados pelo senador Aloizio Mercadante.

O deputado estadual Rui Falcão (PT-SP) mostra a face do tucano José Serra que os grandes jornais querem esconder.

O cientista político Marcus Ianoni procura elucidar as dificuldades de realizar a reforma política. O colunista Antônio Augusto de Queiroz trata dos pequenos avanços na legislação eleitoral partidária.

Marcelo D’Elia Branco analisa a proposta de legislação apresentada por um senador do PSDB para regular a internet, a seu ver, contrária aos interesses do Brasil e às políticas do governo Lula.

Dando continuidade aos artigos sobre os 30 anos do PT, Fernanda Estima relata a história da participação das mulheres no partido. Desde a fundação do PT, elas tentam mudar a forma como estão inseridas na vida partidária e eleitoral.

A professora Iná Camargo Costa escreve sobre o financiamento da cultura, especificamente no caso do teatro, e mostra como alguns grupos de São Paulo atuam para continuar existindo e produzindo um tipo de arte que não se submete às determinações do mercado.

A revista pode ser adquirida na loja virtual da Editora Perseu Abramo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?